Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação, é a parte da Medicina que estuda as alterações do corpo, sejam elas motoras, neurológicas, respiratórias, impedindo de exercer alguma função. É preciso identificar a causa da disfunção para traçar o plano de tratamento mais adequado a fim de tratar a doença de base e suas consequências. O trabalho do fisiatra compreende examinar e investigar, com exames laboratoriais ou de imagem, o diagnóstico clínico e diferencial com outras patologias, tratando ou encaminhando para outras especialidades quando necessário, realizar o manejo medicamentoso da dor, técnicas invasivas como acupuntura, agulhamento a seco, mesoterapia, infiltrações medicamentosas, aplicação de botox para controle da espasticidade e principalmente, indicar e acompanhar o tratamento fisioterapêutico sempre que necessário.
Quando apresentar:
Quadro de dor (articular, muscular ou mal definida).
Diminuição de força, mobilidade ou sensibilidade (formigamento, dormência ou diminuição do tato, sensação de queimação).
Alteração de equilíbrio.
Dificuldade em realizar alguma função específica.
Encaminhamento de outro profissional.
Necessitar prescrição de auxiliares como órteses, próteses, cadeira de rodas, bengalas.
A cada dia, a Fisiatria torna-se mais abrangente, principalmente porque hoje se trata não somente as desordens relacionadas a doenças ortopédicas, reumatológicas e neurológicas como também qualquer disfunção da musculatura em qualquer sistema do corpo. Hoje, as clínicas oftalmológicas, ginecológicas, cardiológicas, pneumológicas, urológicas e cirúrgicas recorrem, cada vez mais, ao tratamento fisiátrico e fisioterapêutico como suporte para o sucesso do tratamento.
Está com dor persistente, limitação de movimento ou perda de força?
👉 Agende sua consulta com a médica fisiatra da Fisioclínica. Nossa equipe está pronta para identificar a causa exata da sua queixa e indicar o tratamento mais eficaz para você recuperar sua autonomia com segurança.